sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Estampos

Estampo de Corte

É o conjunto de peças ou placas que associado e adaptado ás prensas ou balancis executa operações em chapas, para a produção de peças em serie.

 

A parte útil obtida da tira é denominada peça e as sobras  da tira, retalhos.

Conjuntos principais:

É formado por dois conjuntos de peças ou placas que se denominam superior e inferior.

 

Conjunto superior:

E a parte móvel do estampo, que é fixada ao cabeçote de prensa pela espiga, realizando movimentos verticais descendentes e ascendentes.
 

Conjunto inferior:

É a parte do estampo que é fixada na mesa da prensa ou balancis por meio de parafusos e palcas de fixação.

 

domingo, 24 de março de 2013

Ajustagem

Ajustagem:

A ajustagem mecânica consiste em um trabalho manual, sendo a remoção do material, realizada utilizando a ferramenta de corte chamada Lima.

Limas: 

São ferramentas de corte raspadoras de dimensões padronizadas, adotadas universalmente, fabricadas de aço de composição e de alto teor de carbono, utilizadas na ajustagem mecânica.
A qualidade dos trabalhos executados com a lima depende da habilidade do operador desde que seja este trabalho realizado com a lima de característica aconselháveis á sua execução. As limas sã classificadas e especificadas de acordo com suas características:

Tamanho:

O tamanho da lima é dado pelo comprimento do seu corpo, sem cortar com o punho, espiga ou haste que penetra no cabo.

Têmpera:    

 Consiste basicamente no endurecimento do material. Seu processo se dá em submeter á peça a uma determinada temperatura, mantida por um determinado tempo, e em seguida é realizado o resfriamento brusco da peça.

Revenimento: 

É um tratamento térmico realizado após o endurecimento por têmpera,. Peças que sofreram têmpera tendem a ser muito quebradiças, tornando-se assim muito frágil. Para evitar essa fragilidade utiliza-se o processo de revenimento, que consiste numa excelente combinação de dureza, ductilidade, tenacidade, resistência e estabilidade estrutural.

Normalização: 

 É o processo de elevação de temperatura dentro do campo austenítico, ou seja, 60º C acima da linha de mudança de fase. O material é deixado nessa temperatura até que toda a microestrutura esteja homogeneizada . Após, é removido do forno e resfriado em temperatura ambiente sob convecção natural.

Tipo de picado:    

O picado diz respeito á disposição e a forma dos dentes. pode ser simples ( dentes em uma só direção) e duplo ou cruzado.( dentes em duas direções).

Picado simples: 

Nesse tipo de picado, os dentes se apresentam de forma ininterrupta em toda a largura da lima, este tipo de picado permite um ataque maciço ao material, que exige grande esforço de operação: é portanto empregado por um material mais macios.

Picado duplo ou cruzado:  

Este tipo de picado é empregado para materiais mais duro, tais como aço, aços-ligas e aço fundido e conduz uma superfície mais lisa, isto por que permite melhor subdivisão de esforços já que tira aparas menores. 

Fresagem

O que é fresagem?

A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feitos por fresadoras e ferramentas especiais chamada fresas.
A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta, uma forma e acabamento desejados.
Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. outro movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
É o movimento da mesa da m´quina e o movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem.    




Movimentos de uma Fresa:

Movimento discordante: 

O avanço da peça é contrario ao sentido de rotação da ferramenta. Pode ser aplicado em qualquer tipo de máquina. Em virtude da maior espessura de cavaco na saída do dente e das vibrações consequentes não se consegue excelente acabamento.
O volume do cavaco retirado é menor.

Movimento concordante:

o avanço da peça tem mesmo sentido de rotação da ferramenta. O corte do material é bem mais acentuado no inicio, o que oferece um melhor acabamento.

Condições de trabalho das fresa:

Fresamento Tangencial:


Nesse tipo de fresamento o eixo da fresa é paralelo á da superfície que está sendo usinada. O cavaco formado tem a forma de "virgula". O fresamento tangencial exige um maior esforço da máquina e da ferramenta.
No seu acabamento superficial não se consegue baixa rugosidade.

Fresamento Frontal:

No fresamento frontal o eixo da ferramenta é perpendicular á superfície a ser usinada. O cavaco possui um espessura regular. A máquina é menos exigida, pois a força é distribuída em vários dentes em processo continuo. O acabamento superficial é melhor e o volume de cavaco retirado é bem maior.



Fresadoras

As máquinas fresadoras são classificadas geralmente de acordo com a posição do seu eixo árvore em relação á messa de trabalho. Mesa de trabalho é o lugar da máquina onde se fixa a peça a ser usinada. O eixo árvore é a parte da máquina  onde se fixa a ferramenta. As fresadoras classificam-se em relação ao eixo árvore em horizontal, vertical e universal.

Fresadora Horizontal: 

A fresadora é horizontal quando seu eixo árvore é paralelo á mesa da máquina. Fresadora Horizontal é uma fresadora pouco versátil e normalmente utilizada em peças de grandes dimensões. Possui grande rigidez e se presta para execução de trabalhos pesados.



Fresadora Vertical:

Se o eixo for perpendicular á mesa da máquina, dizemos que se trata de uma fresadora vertical. Fresadora vertical é um tipo de fresadora também pouco versátil, se presta a execução de trabalhos em peças de grande portes altura. Trabalha normalmente com ferramentas frontais executando trabalho de usinagem plana e angular, visto q seu cabeçote pode efetuar deslocamentos angulares.

   

Fresadora Universal:

Já a fresadora universal dispõe  de dois eixos árvore, um horizontal e outro vertical. O eixo árvore vertical situa-se no cabeçote, parte superior da máquina. O eixo horizontal localiza-se no corpo da máquina. O fato de a fresadora dispor de dois eixos permite que ela seja utilizada tanta na posição horizontal quanto na posição vertical.



Torneamento

O que é Torneamento?


É um processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo, chama-se Torneamento.
O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movida por um movimento uniforme de rotação em torno de eixo fixo.
O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramentas, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter a dureza superior a do material a ser cortado.
No troneamento, a ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo, permitindo o corte continuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente ´rena ao castelo, contrabalança a reação desta força.
A maquina que faz o Torneamento é o Torno Mecânico.
Para executar o Torneamento, são necessários três movimentos relativos entre peça e a ferramenta:

Movimento do corte: 

é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.

Movimento do Avanço: 

é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.

Movimento de Penetração: 

é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.


Além de tornear, é também possível furar, alargar, recartilhar, roscar com machos ou cossinetes, mediates o uso de acessórios próprio para a máquina- ferramenta.
Variando o movimento,a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações, tais como:
Torneamento externo e interno;
Faceamento externo e interno;
Torneamento cônico externo e interno;
Perfilamento externo e interno;
Rosqueamento externo e interno.

Tipos de torno:

Torno mecânico horizontal:

O torno mais simples que existe é o torno universal. Estudando seu funcionamento, é possível entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticado que sejam. Esse torno possui o eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operações que já citamos.


 Torno revolver:

Sua característica principal é o emprego de várias ferramentas convencionais dispostas e preparadas para executar as operações em forma ordenadas e sucessiva.
As ferramentas adicionais são fixadas nos dispositivo chamado Castelo, essas ferramentas devem ser montadas da sequencia mais racional peara que se alcance o objetivo visado.


Torno Vertical:

Possui um eixo de rotação vertical, é empregado no torneamento de peças de grandes dimensão, como volante, polias, rodas dentadas, dentre outras, as quais por seu peso pode ser montadas mais facilmente sobre uma plataforma horizontal que sobre uma plataforma vertical.


Torno CNC:

Torno CNC é basicamente um torno com controle numérico computadorizado construído inicialmente para produção de peças de revolução ou cilíndrica quem vem dotado de duas bases as quais são chamadas de barramento, sobre as quais correm dois eixos sendo um eixo X ( que determina o diâmetro da peça) e o outro é o eixo Z ( que determina o comprimento da peça), a fixação da peça é feita por castanhas fixada em uma placa que vem acoplada ao eixo central da máquina o qual é chamado de eixo árvore, e também pode-se usar o ponto que é fixado em um corpo que normalmente fica no barramento do eixo Z na posição contraria a placa  e a luneta que fica entre a placa e o ponto que é geralmente usada para fixar peças longas.  




Usinagem

O que é Usinagem?




O termo Usinagem compreende todo processo mecânico, onde a peça é a matéria prima de um processo de remoção de material. O material removido é chamado de Cavaco.
Na pratica isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.
Existe vários tipos de processo de usinagem, entre eles estão: Torneamento, fresamento, ajustagem, retifica, eletroerosão, serramento, aplainamento, furação e brochamento.


É o profissional responsável de executar estes processos são chamados de Mecânico de Usinagem.