O que é fresagem?
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feitos por fresadoras e ferramentas especiais chamada fresas.
A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta, uma forma e acabamento desejados.
Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. outro movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
É o movimento da mesa da m´quina e o movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem.
Movimentos de uma Fresa:
Movimento discordante:
O avanço da peça é contrario ao sentido de rotação da ferramenta. Pode ser aplicado em qualquer tipo de máquina. Em virtude da maior espessura de cavaco na saída do dente e das vibrações consequentes não se consegue excelente acabamento.
O volume do cavaco retirado é menor.
Movimento concordante:
o avanço da peça tem mesmo sentido de rotação da ferramenta. O corte do material é bem mais acentuado no inicio, o que oferece um melhor acabamento.
Condições de trabalho das fresa:
Fresamento Tangencial:
Nesse tipo de fresamento o eixo da fresa é paralelo á da superfície que está sendo usinada. O cavaco formado tem a forma de "virgula". O fresamento tangencial exige um maior esforço da máquina e da ferramenta.
No seu acabamento superficial não se consegue baixa rugosidade.
Fresamento Frontal:
No fresamento frontal o eixo da ferramenta é perpendicular á superfície a ser usinada. O cavaco possui um espessura regular. A máquina é menos exigida, pois a força é distribuída em vários dentes em processo continuo. O acabamento superficial é melhor e o volume de cavaco retirado é bem maior.
Fresadoras
As máquinas fresadoras são classificadas geralmente de acordo com a posição do seu eixo árvore em relação á messa de trabalho. Mesa de trabalho é o lugar da máquina onde se fixa a peça a ser usinada. O eixo árvore é a parte da máquina onde se fixa a ferramenta. As fresadoras classificam-se em relação ao eixo árvore em horizontal, vertical e universal.
Fresadora Horizontal:
A fresadora é horizontal quando seu eixo árvore é paralelo á mesa da máquina. Fresadora Horizontal é uma fresadora pouco versátil e normalmente utilizada em peças de grandes dimensões. Possui grande rigidez e se presta para execução de trabalhos pesados.
Fresadora Vertical:
Se o eixo for perpendicular á mesa da máquina, dizemos que se trata de uma fresadora vertical. Fresadora vertical é um tipo de fresadora também pouco versátil, se presta a execução de trabalhos em peças de grande portes altura. Trabalha normalmente com ferramentas frontais executando trabalho de usinagem plana e angular, visto q seu cabeçote pode efetuar deslocamentos angulares.
Fresadora Universal:
Já a fresadora universal dispõe de dois eixos árvore, um horizontal e outro vertical. O eixo árvore vertical situa-se no cabeçote, parte superior da máquina. O eixo horizontal localiza-se no corpo da máquina. O fato de a fresadora dispor de dois eixos permite que ela seja utilizada tanta na posição horizontal quanto na posição vertical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário