O que é Torneamento?
É um processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo, chama-se Torneamento.
O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movida por um movimento uniforme de rotação em torno de eixo fixo.
O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramentas, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter a dureza superior a do material a ser cortado.
No troneamento, a ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo, permitindo o corte continuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente ´rena ao castelo, contrabalança a reação desta força.
A maquina que faz o Torneamento é o Torno Mecânico.
Para executar o Torneamento, são necessários três movimentos relativos entre peça e a ferramenta:
Movimento do corte:
é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.Movimento do Avanço:
é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.Movimento de Penetração:
é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.
Além de tornear, é também possível furar, alargar, recartilhar, roscar com machos ou cossinetes, mediates o uso de acessórios próprio para a máquina- ferramenta.
Variando o movimento,a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações, tais como:
Torneamento externo e interno;
Faceamento externo e interno;
Torneamento cônico externo e interno;
Perfilamento externo e interno;
Rosqueamento externo e interno.
Tipos de torno:
Torno mecânico horizontal:
O torno mais simples que existe é o torno universal. Estudando seu funcionamento, é possível entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticado que sejam. Esse torno possui o eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operações que já citamos.
Torno revolver:
Sua característica principal é o emprego de várias ferramentas convencionais dispostas e preparadas para executar as operações em forma ordenadas e sucessiva.
As ferramentas adicionais são fixadas nos dispositivo chamado Castelo, essas ferramentas devem ser montadas da sequencia mais racional peara que se alcance o objetivo visado.
Torno Vertical:
Possui um eixo de rotação vertical, é empregado no torneamento de peças de grandes dimensão, como volante, polias, rodas dentadas, dentre outras, as quais por seu peso pode ser montadas mais facilmente sobre uma plataforma horizontal que sobre uma plataforma vertical.
Torno CNC:
Torno CNC é basicamente um torno com controle numérico computadorizado construído inicialmente para produção de peças de revolução ou cilíndrica quem vem dotado de duas bases as quais são chamadas de barramento, sobre as quais correm dois eixos sendo um eixo X ( que determina o diâmetro da peça) e o outro é o eixo Z ( que determina o comprimento da peça), a fixação da peça é feita por castanhas fixada em uma placa que vem acoplada ao eixo central da máquina o qual é chamado de eixo árvore, e também pode-se usar o ponto que é fixado em um corpo que normalmente fica no barramento do eixo Z na posição contraria a placa e a luneta que fica entre a placa e o ponto que é geralmente usada para fixar peças longas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário